Nos Tempos da Lei Seca

A série Boardwalk Empire foi a grande atração da temporada de outono da HBO no ano passado. Trata-se de uma bem feita adaptação dos livros de Nelson Johson, sobre os anos 20 nos Estados Unidos. A trama junta tudo o que aconteceu de mais fascinante no período da pré-recessão americana (quem prestou atenção nas aulas de história, já deve ter uma bela noção do assunto). A máfia, a corrupção policial, os cabarés e, é claro, a lei seca entram com tudo na história.

A cidade de Atlanta e seu intenso contrabando de bebidas é o epicentro de Boardwalk Empire, mas outras cidades como Chicago e a Nova York de Al Capone também são fielmente retratadas. Nesse cenário o candidato a mafioso, Nucky Tompson (Steve Buscemi), alcança uma rápida (e suspeita) ascensão política. A série também conta com Michael Pitt e Kelly MacDonald em excelentes papéis.

Mas a trama não fica só no contrabando de bebidas e tiroteios entre a polícia e a máfia, osroteiristas conseguiram retratar toda a condição social dos anos 20, como a situação das mulheres, que davam os primeiros passos rumo à emancipação e a difícil readaptação ao lar dos veteranos sobreviventes da Primeira Guerra Mundial. Em outras palavras, podemos dizer que ver Boarwalk Empire, é ver uma história bem contada nos mínimos detalhes.

Quanto ao cenário e a trilha sonora, pode-se dizer que eles completam a viagem no tempo que o telespectador faz ao ver a série, sem falar que o primeiro episódio contou com a assinatura de Martin Scorsese na direção, que prometeu voltar na segunda temporada.

Sentiu o clima? Então assista confira a abertura da série.

Universo Alternativo é um blog de entretenimento (ou não), criado em meados de 2009 e, quando nada deu certo, foi morto e reinventado a partir do zero (em 2014) como se nada tivesse existido antes. Gerado diretamente do Caos (Caos), assim como seus irmãos Nyx (Noite) e Érebo (Escuridão), UA é a personificação dos universos paralelos existentes no Cosmos. Para um melhor entendimento sobre o assunto, indicamos o estudo de mitologias de um modo geral.

Deixe uma resposta