Mix de Estampas

O termo estamparia têxtil exprime um sistema de produção artesanal ou industrial que, utilizando-se de diferentes técnicas, transfere repetitivamente para o tecido desenhos coloridos ou efeitos. Tudo começou artesanalmente, com a pintura à mão até chegar aos dias de hoje com as mais variadas técnicas e efeitos. Qualquer coisa é inspiração para as estampas que têm na natureza uma de suas fontes mais recorrentes, tanto a fauna quanto a flora se manifestam em roupas e acessórios. Na estação, segue os florais do verão só que dessa vez eles vêm estampados em fundos mais escuros, na sua maioria.

Onças, leopardos e zebras, os chamados animal-print representam a fauna. Idênticas ou estilizadas, elas continuam com tudo nesse inverno. Insetos e outros animais também conquistam espaço. Cores, grafismo, efeitos geométricos, borrados, referências étnicas, abstratos, listras, xadrez, poás, entre outros efeitos complementam o leque de opções. Muito se fala na mistura de estampas, mas é preciso tomar certo cuidado para não errar. Não se pode esquecer que elas precisam estar conectadas entre si. Para misturar uma estampa geométrica com uma floral, uma mais miúda e outra maior, o ideal é que elas se harmonizem através de uma ou mais cores em comum.

É sempre bom lembrar também que estampas maiores dão a impressão de aumentar a silhueta. Outro truque é escolher estampas com fundo escuro e, se não tiver segurança na hora de misturar, combine com peças lisas, de preferência que tenham alguma cor ou conexão entre elas.

As bolinhas estão de volta à cena! Hit dos anos 50, os poás rolaram para fora das gavetas e tomaram conta das passarelas do inverno e resort 2011. Aposte nas versões minibolinha+minibolinha ou bolão+bolinhas+cores fortes. Se optar por uma única peça, como os vestidos, a melhor alternativa é apostar em acessórios, como cintos e sapatos marcantes.

Poucas estampas são tão democráticas quanto às listras. Neutras, coloridas, verticais, horizontais… Existem tipos e modelos para todos os gostos.

Listras horizontais alargam, enquanto as verticais alongam. As mais largas só favorecem as magrinhas, pois dão a impressão de volume. As listras diagonais ajudam a “emagrecer”. As verticais fininhas, os chamados tecidos riscados, são ótimos para as mais cheinhas.

Usado originalmente nas saias escocesas pelos homens, depois adotado nas camisas de flanelas dos lenhadores e, anos mais tarde, incorporado ao estilo grunge, o xadrez está com força total nesse inverno. Fica ótimo em shorts, camisas e casacos. Atenção na combinação de cores e mistura de peças. Opte sempre por peças lisas acompanhando o xadrez.

As mais cheinhas podem apostar no xadrez menorzinho e sobreposições com menos contrastes de cor e as magrinhas podem ficar à vontade…

Lembre-se que a parte estampada tem que acompanhar seus pontos fortes, pois os olhares serão nessa direção. Se você estiver com tudo em cima abuse dos florais grandes, coloridos que geralmente vêm com duas, três ou quatro cores. Mas se você estiver um pouco fora de forma, opte pelos florais miúdos sempre na parte de cima como regatas, tops, camisetes, pois essa estampa usada na parte de baixo pode fazer com que você pareça mais larga.

A oncinha vai continuar com tudo no inverno, mas como todos sabem, ela pode lhe deixar com jeito de perua, por isso é sempre bom ter cuidado, pois algo ousado demais pode se tornar brega. Para não sair passando a imagem errada, a maior dica é não exagerar. Na dúvida, opte por acessórios como lenços, cintos, sapatos e pulseiras.

Ainda prestando atenção para não montar um look total perua, a zebra deve ser usada com cuidado. Uma forma disto não acontecer é não misturar diferentes padronagens de animais, como oncinha e zebra. Zebrinha combina com várias cores, mas para quem quer ir com calma, uma boa opção é escolher peças brancas ou pretas para acompanhá-la.

Outra estampa que está com tudo nesse inverno é a pied-de-poule, ou pé de galinha. Ela não é exatamente uma novidade, já que esteve em alta em outras décadas e foi usada por marcas famosas como Chanel e Christian Dior. O Pied de Poule também é uma ótima pedida na hora de neutralizar looks bem coloridões ou a mesmice do dia-a-dia. A mistura fica um pouco ousada, mas dá uma personalidade incrível pra produção.

Mais uma tendência desta mesma família são as estampas de animais fofinhos: gatinhos, vaquinhas, ursinhos. Todos estes “inhos” são realmente “lindinhos”, mas lembre-se que são mais infantis, portanto, vale sempre a dica de misturar com peças mais neutras e básicas e nada com outra referência infantil, tipo saia menininha, senão você vai parecer uma criancinha.

O importante é se sentir bem e não usar algo só porque está em alta. E agora que você já conhece mais dicas e segredos das estampas, pode ir as compras sem medo, cuidando sempre para valorizar seu corpo.

Gosta de estampas? Qual é a sua favorita?

Universo Alternativo é um blog de entretenimento (ou não), criado em meados de 2009 e, quando nada deu certo, foi morto e reinventado a partir do zero (em 2014) como se nada tivesse existido antes. Gerado diretamente do Caos (Caos), assim como seus irmãos Nyx (Noite) e Érebo (Escuridão), UA é a personificação dos universos paralelos existentes no Cosmos. Para um melhor entendimento sobre o assunto, indicamos o estudo de mitologias de um modo geral.

3 Comments

  • Lena Victim U2

    7 de junho de 2011 at 10:06 am

    Minha preferida de todas é sem dúvida a estampa xadrez,adoro demais,tenho várias peças em meu guarda roupa e jogadas na cama.
    Mas também amo bolinhas,tenho algumas roupas heias de bolinhas e bichinhos então,acho muito bacana ainda mais quando se está vestindo um look mais fechado,os bichinhos quebram um pouco isso,fica mais divertida a roupa.
    Pied de Poule eu gosto,acho lindo mas não tenho nenhuma roupa com essa estampa e ter visto isso no post não foi legal porque automaticamente meu impulso consumista gritou comigo!
    Listrados ,acho que uns 30% das minhas roupas são listradas até meias e ah tenho uma meia de zebrinha.

    Resumindo ,essa moda das estampas é perfeita porque pessoas comuns podem usar sem ter problema algum,tem de todos tamanhos,preços e modelos.

    Responder
  • Rosane Carbonaro

    7 de junho de 2011 at 3:43 pm

    Cara eu tenho calça, Tênis All star, jaqueta de gorro , cachecol e anéis com estampa pied-de-poule e Amo muito essas peças , fico feliz que ela esta voltandoooo!!! O/

    Responder

Deixe uma resposta