Mais pesado que o céu

Título no Brasil: Mais pesado que o céu
Título original: Heavier than heaven
ISBN: 0786865059
Autor: Charles R. Cross
Tradução: Cid Knipel

Sinopse: As circunstâncias trágicas do suicídio de Kurt Cobain, em 1994, são bem conhecidas hoje, mas pouca luz se fez sobre o que determinou sua vida breve, tempestuosa e inspirada – e menos ainda sobre o alcance da influência que exerceu com sua atividade artística.

Agora, o veterano jornalista e crítico musical, Charles R. Cross, funde seu conhecimento profundo do cenário musical de Seattle, com a apreciação sincera do fã da música do Nirvana, e ilumina todos os recantos da vida de Cobain nesta extraordinária história de esplendor artístico e da tragédia que o extinguiu.

Com base em mais de quatrocentas entrevistas, quatro anos de pesquisa, acesso exclusivo a diários, letras e fotos de família inéditas de Cobain, Mais pesado que o céu acompanha a vida do cantor desde sua infância, num espaçoso trailer nos arredores de Aberdeen, estado de Washington, até sua ascensão à fama, ao sucesso e à adulação de uma geração. Cross esclarece o turbilhão familiar que alimentava a criatividade de Cobain, a história da geração que forjou seu caráter e o caso de amor insólito que foi o relacionamento com Courtney Love. Recorrendo a relatórios médicos e policiais e aos próprios escritos íntimos de Cobain em busca de saúde, sua depressão e os trágicos momentos finais de sua vida.

Publicação por ocasião do décimo aniversário do álbum decisivo do Nirvana, Nevermind, esta é a primeira biografia em profundidade de Kurt Cobain, um homem cuja música capturou as mentes de uma geração e cuja morte despedaçou os corações daqueles que dela faziam parte. Mais do que a história de um astro do rock-and-roll, o livro é o retrato de um gênio criador e da vontade de transformar dor em arte.

Resenha: O livro é, sem dúvida, chocante e um tanto perturbador. Desperta uma vontade de estar por perto e tentar ajudar Kurt que lutou tanto contra a felicidade. Mesmo quando as circunstâncias lhe eram favoráveis, sua mente perturbada insistia em fazer da vida um drama. Falava de suicídio desde cedo. Não foi uma decisão repentina nem surpreendente ele acabar com a própria vida, já que sonhava com isso desde pequeno. Kurt não queria envelhecer. Ele teve uma infância muito feliz, e é deprimente quando as coisas começam a dar errado. É surpreendente seu talento com desenho e seu esforço para se tornar um astro musical. Ele vivia uma luta diária e em meio à sujeira, à miséria e sem família, Kurt provou para todos que conseguiu chegar onde queria.

Cross desvenda grandes mentiras, informações que só os mais próximos a Kurt conheciam e se dispuseram a lhe contar. Informações inéditas que nos fazem pensar em como a mente humana pode ser complexa e incompreensível. Incrivelmente emocionante.

Universo Alternativo é um blog de entretenimento (ou não), criado em meados de 2009 e, quando nada deu certo, foi morto e reinventado a partir do zero (em 2014) como se nada tivesse existido antes. Gerado diretamente do Caos (Caos), assim como seus irmãos Nyx (Noite) e Érebo (Escuridão), UA é a personificação dos universos paralelos existentes no Cosmos. Para um melhor entendimento sobre o assunto, indicamos o estudo de mitologias de um modo geral.

11 Comments

Deixe uma resposta