Videoconferência em Videogames

Os consoles de ultima geração saíram da característica principal de apenas servir para jogar e se ramificaram em outras áreas de entretenimento. Hoje é possível navegar na internet, locar e  comprar filmes, usar Twitter, Messenger, Facebook, ouvir música sem sair da sala entre outros.

Uma destas novas opções que eu uso muito é a videoconferência. Atualmente somente o PS3 e o Xbox 360 fazem esse tipo de coisa. Tentarei explicar como funciona cada um e no fim mostro como configurá-los.

  • Playstation 3:

Para utilizar a videoconferência do PS3 é necessário ter uma webcam compatível com UVC (USB VIDEO CLASS), mas lembrando que a câmera só servirá para a conferencia e não para games. A câmera oficial da sony (Playstation Eye) é a única autorizada para se poder jogar no PS3.

A Playstation Eye foi lançada em 2007 como parte integrante do jogo The Eye of Judgement. Possui 4 microfones embutidos com cancelamento de ruídos de fundo, remoção de eco e rastreamento da localização da voz. A câmera reconhece movimentos e funciona bem sobre pouca luz. Além dos Jogos e conferência, a câmera pode ser usada para videoblogging e criação de filmes em geral (utilizando o programa EyeCreate).

  • XBOX360

Atualmente o Xbox360 possui 2 produtos no mercado que podem ser utilizados em videochatting:

Xbox Live Vision foi lançada em 2006 e foi projetada para ser usado em jogos, conferencia e games. Possui resolução 640×480@30fps e tira fotos a 1.3MP. Não possui microfone embutido. Foi sucedido pelo Kinect.

Kinect (Project Natal) é uma câmera desenvolvida pela Microsoft com o objetivo de introduzir na linha Xbox a possibilidade de jogar sem utilizar de nenhum controle físico ao aparelho. Ele projeta no ambiente milhares de pontos luminosos em infravermelho e detecta os movimentos do jogador usando a mudança de tamanho dos pontos como referência. O kinect possui microfone embutido e faz reconhecimento de voz e rostos, além disso, a câmera pode seguir o usuário se caso ele saia da área de visão do aparelho.

  • Videoconferência – How to

Para começar a conversar ambos os consoles não é preciso fazer nenhum esforço ou gambiarra, basta apenas ter o câmera e as vezes o headset.

Para o PS3 é só seguir esses passos:

1. Selecione (Amigos) > (Iniciar nova conversação).
2. Selecione (Voz/Video Chat).
O PS3 então mostrará a sala de chat

3. Selecione (Convidar um amigo) do menu que é mostrado na tela.
Após selecionar um amigo para participar de um bate-papo, um convite será enviado a pessoa selecionada.
4. Digite um texto ao convite e aperte o botão [Enviar].
Quando o amigo aceitar o convite, seu avatar aparacerá na tela, se ela tiver uma camera também, aparecerar seu

rosto ao invés do avatar.

Essas configurações funcionam 100% considerando que você irá usar a câmera como dispositivo de entrada de áudio. Se você tiver headset e quiser usá-lo como a principal entrada de audio, basta configura-lo em Configuração > Acessórios > Configuração de Áudio.

@magusagnus (Maceió) e @claudioufo (São Paulo) batendo um papo rápido antes de destroçar os inimigos em Uncharted 2

No Xbox 360

Considerando que você fez a configuração inicial do Xbox Kinect, você só precisará clicar na opção kinect video, depois escolher um amigo para iniciar a conversa e pronto! quando ele aceitar os 2 começaram o bate-papo.

@glacial e @joares (Fortaleza) batendo papo no kinect video

Universo Alternativo é um blog de entretenimento (ou não), criado em meados de 2009 e, quando nada deu certo, foi morto e reinventado a partir do zero (em 2014) como se nada tivesse existido antes. Gerado diretamente do Caos (Caos), assim como seus irmãos Nyx (Noite) e Érebo (Escuridão), UA é a personificação dos universos paralelos existentes no Cosmos. Para um melhor entendimento sobre o assunto, indicamos o estudo de mitologias de um modo geral.

Deixe uma resposta