Verão

1º de dezembro, fim de ano e… tudo isso no Brasil é sinônimo de férias, sol, verão, praia! Mas com a chegada dessa estação, alguns cuidados (além dos já tomados normalmente) devem ser adquiridos.

Pele:

Sabemos bem como anda a situação da camada de ozônio e com isso a radiação solar (que antes era filtrada por estacamada) se infiltra em maior quantidade na atmosfera, podendo causar manchas na pele, queimaduras de altíssimo grau, envelhecimento precoce e câncer de pele. Por este motivo, dermatologistas indicam o uso constante de protetor solar durante todo o ano e não apenas em dias quentes, como costumava ser usado antigamente. Os médicos indicam também o uso de chapéus, bonés, lenços, óculos (com proteção total), etc.

Pra pessoas que adoram pegar aquele bronzeado, o recomentável é apelar para cremes e sprays auto-bronzeadores. Nada de passar óleo bronzeador e deitar na esteira, fritando como um ovo em frigideira, afinal os riscos de contrair uma doença devido a exposição à radiação solar estão, a cada dia, maiores e acho que ninguém está a fim.

Além disso, ainda existe clínicas especializadas em bronzeamento artificial, com excelente tecnologia e cuidados necessários para quem deseja dar à pele aquele ar de verão, tem gente que não abre mão do bronzeado, eu dispenso totalemente.

Se ainda assim, depois de todos estes recursos, você não abrir mãos de uma boa praia ou piscina, tem como aproveitar a estação sem afetar a saúde, sempre é melhor prevenir do que remediar e não se esqueça de substitua o óleo por protetor.

Cabelos:

Os cabelos também merecem uma atenção especial porque o clóro da piscina, o sal do mar, a alta temperatura e falta de cuidados fazem com que os fios se tornem mais fracos e quebradiços. Então confira dez dicas imprescindíveis para manter seu cabelo saudável:

1 – É bom manter o couro cabeludo e os fios sempre limpos. O calor, suor e umidade podem facilitar problemas como seborréia e caspa;

2 – É bom enxaguar muito bem os cabelos quando sair do mal ou piscina, isso evita os danos causados pela salinidade e elementos usados no tratamento da água da piscina;

3 – Proteja-os contra a radiação solar que, além de trazer problemas a pele, agridem intensamente os fios, tornando-os mais fracos, quebradiços e sem vida. Vale usar produtos especializados nesse tipo de tratamento;

4 – Evite abusar de máscaras capilares diariamente quando estiver na praia ou piscina. Estes produtos não protegem os cabelos, ao contrário, podem facilitar danos causados pela água do mar ou piscina, deixando os fios mais fracos e suscetíveis a queda.

5 – É sempre bom evitar manter os cabelos presos quando úmidos. Cabelos úmidos ficam mais fragilizados e prendê-los pode danificar a estrutura dos fios;

6 – Evite abusar de químicas nesta época do ano. No verão as agressões aos cabelos são maiores (vento, sol, água do mar, da piscina). Abusar de químicas coloca em risco a qualidade dos fios;

7 – Sempre bom manter o cabelo hidratado, por isso faça hidratações regulares. Apesar da maior umidade relativa do ar, da exposição à água do mar e da piscina, os cabelos no verão tendem a ressecar. Hidratá-los de uma a duas vezes por semana é uma boa.

8 -Escolha produtos que deixam os seus cabelos do jeito que você gosta. Não há muitas regras, exceto pelos produtos sem enxague com filtro de proteção solar. Xampus, condicionadores e hidratantes capilares devem deixar seus cabelos bonitos e com aspecto saudável.

9 – Aproveite esta época do ano para relaxar. O estresse promove a liberação de substâncias e hormônios em nosso corpo que, por si só, são capazes de deixar nossa pele e cabelos com sinais de fragilidade. Relaxe, pratique exercícios físicos, conviva com pessoas que gosta. Estes hábitos deliciosos também contribuem para cabelos mais bonitos.

10 – Tenha uma boa alimentação. Todos os tecidos do nosso corpo são produzidos com matérias-primas que ingerimos. Logo, uma alimentação saudável fará nossos cabelos mais saudáveis e bonitos.

Corpo:

Os cuidados que devemos tomar com o corpo são mais básicos.

1 – O uso do protetor solar, como já dito acima.

2 – Tomar água sempre, afinal com o calor nosso corpo sua mais, perdendo muito líquido, então  água para se manter hidratado. O recomendado é que se consuma no mínimo 2 litros por dia.

3 – Alimentação leve, baseada em frutas, verguras e legumes onde podem ser preparados saladas e pratos leves e também saladas de frutas que costumam proporcionar uma série de vitaminas ao nosso corpo. A ingestão de água e suco de frutas é essencial nesta época do ano, também evita a desidratação e ainda proporciona várias vitaminas ao organismo.

4 – Alimentos gordurosos devem ser evitados. Eles costumam pesar no organismo e fazer com que a pessoa acabe passando mal, podendo até acabar no hospital.

5 – O consumo de refrigerantes e água com gás também deve ser evitado. Essas bebidas costumam ocasionar gases e deixar a pessoa com alguns desconfortos.

E agora que já estão preparados para curtir um bom verão, que tal pegar estas dicas e praticá-las? Garanto que seus dias de calor serão melhores e bem mais aproveitados.

fonte de pesquisa: Portal Terra;

Pseudo intelectual, aspirante a fotógrafa, curiosa por natureza, cheia de ideias revolucionárias que nunca vão chegar a lugar algum. Gosta de filmes de terror, séries dos mais variados tipos e livros dos mais distópicos possíveis. Caiu na besteira de querer ser programadora, mas depois de um tempo foi fazer publicidade e hoje ganha a vida resolvendo problemas que as pessoas não sabiam que tinham. Já tentou ser mestre pokémon, não gosta de princesas e não sabe ser uma menina meiga. Apaixonada por mitologia, vampiros e qualquer outra coisa sobrenatural. Fala mal de tudo, inclusive das coisas que gosta.

2 Comments

  • Lena Victim U2

    6 de dezembro de 2010 at 11:55 am

    Adorei as dicas ,sigo bem a risca até porquê eu não consigo comer coisas pesadas mesmo no calor,aliás não consigo comer quase nada no verão,acho que é a época do ano que mais emagreço.Os cuidados com o cabelo pra mim são os mais difícies,mesmo quando a gente não tá nem um pouco a fim de hidratá-los,quando bate aquela preguicinha,mas não podemos relaxar afinal saúde não pode esperar e nossas madeixas são parte dela!

    Responder

Deixe uma resposta