Você acredita?


Como qualquer pessoa normal, eu também tenho outros interesses além de cinema e séries. Um deles é sobre o desconhecido. Eu duvido que exista uma pessoa que nunca se perguntou sobre algo estranho, algo que tenha presenciado ou até ouvido falar. Existem histórias sobre o sobrenatual por aí a fora, com certeza você tem uma pra contar.

De tempo em tempo eu começo a matar a minha saudade sobre esse tipo de coisa. Posso ficar distante por mais de um ano, mas mais cedo ou mais tarde eu caio nas mãos da curiosidade. Chegou a nova temporada do sobrenatual na minha cabeça. E para começar, eu pergunto: Você acredita?

Comecei a assistir um seriado do canal Sy-Fy – ou Sci-Fi, ainda na Sky, que trata desse assunto. Especificamente “fantasmas”. Chama-se Ghost Hunters. Nela, um grupo de investigadores paranormais chamado TAPS busca locais considerados mal assombrados pelos EUA. Atualmente um spin-off da série tomou vida. Ghost Hunters International faz o mesmo, porém, com uma pequena diferença. Eles investigam locais fora dos EUA, geralmente locais famosos na história. Castelos, mansões, templos e afins fazem parte dessa série que trata do desconhecido. Alguns bons exemplos de cada um são: Hotel Stanley, onde Stephen King tirou a inspiração para seu livro O Iluminado e algumas cenas da minissérie – ou segundo filme – foram feitas. The Frankenstein Castle, que inspirou o livro de Mary Shelley, entre outros.

Para quem gosta do assunto, eu indico sem pensar duas vezes. Não é a bobeira que estamos acostumados a ver. É algo sério. Quando se acha evidências que possam ser realmente favoráveis à existência de tais coisas, é mostrada, quando não se acha nada, então não se cria algo para entreter, apenas finalizam o caso dizendo que não existe atividade paranormal no local e pronto. Na maioria das vezes nada é encontrado, e quando é, eles fazem testes para ter certeza se é algo inexplicável, favorecendo o termo “atividade paranormal”, ou algo explicável.

A equipe não entra em contato com os responsáveis dos locais, e sim os locais que entram em contato com eles. Geralmente são hotéis, antigos hospitais, prisões, sanatórios, etc. Muitos dos locais são dependentes do turismo, e descobrir se algo existe no local ou não faz uma grande diferença. Afinal, a resposta é dada em rede mundial todas as quartas à noite.

Nem tudo o que aparece na série nos convence, até porque um espírito não se materializa na frente do investigador ou aparece para bater um papo. Os achados são sutis. Ok, nem todos, mas nada até agora foi grandioso ao ponto de se publicar nos jornais que fantasmas existem. Eles usam ferramentas que nos dão provas suficientes para acreditar, ao menos, que algo estranho acontece no local. EVP (Eletronic Voice Phenomenon), que é uma gravação de áudio sensível que capta vozes que são incapazes de seremn ouvidas a ouvido nu. Câmeras térmicas, que produzem uma imagem que registra o calor de um ambiente, ou nesse caso, os pontos frios. K2, que é um equipamente ou de medida por ponteiros ou de medida por luzes, capaz de captar energias eletromagnéticas dos ambientes.

Algumas curiosidades podem ser vistas na série, como respostas à perguntas em EVP e pelo K2 de luzes, que pisca sempre que uma resposta à uma pergunta é feita positivamente. Para quem já pensou: “Ah, mas é só o cara apertar um botãozinho”. É, talvez eles possam ter modificado o aparelho, mas já pesquisei e o original que se vende nas lojas não possui contato à distância, apenas apertando seu botão. E ele só eleva suas luzes quando a energia eletromagnética é captada. Vai de cada um acreditar ou não. Como o assunto me empolga, eu acabo ao menos me perguntando: “será que é verdade?”

Enfim, minhas palavras de believer não são de muita utilidade aqui. Só vendo mesmo para tirar suas conclusões. À baixo estão alguns vídeos para vocês. O do episódio do Castelo Frankesntein está legendado.


Melhores evidências da 3° temporada de Ghost Hunters (parte 1)

Melhores evidências da 3° temporada de Ghost Hunters (parte 2)

Episódio ‘The Frankenstein Castle’ de Ghost Hunters International (parte 1)

Episódio ‘The Frankenstein Castle’ de Ghost Hunters International (parte 2)

Episódio ‘The Frankenstein Castle’ de Ghost Hunters International (parte 3)

Episódio ‘The Frankenstein Castle’ de Ghost Hunters International (parte 4)

Universo Alternativo é um blog de entretenimento (ou não), criado em meados de 2009 e, quando nada deu certo, foi morto e reinventado a partir do zero (em 2014) como se nada tivesse existido antes. Gerado diretamente do Caos (Caos), assim como seus irmãos Nyx (Noite) e Érebo (Escuridão), UA é a personificação dos universos paralelos existentes no Cosmos. Para um melhor entendimento sobre o assunto, indicamos o estudo de mitologias de um modo geral.

2 Comments

  • Gih Leigh

    24 de agosto de 2010 at 11:57 am

    Confesso que esses lances de sobrenatural me fascinam um pouco demais… mesmo sendo um pouco cética, é algo que eu gosto de acompanhar e ficar vidrada, mesmo pq, como vc disse, todo mundo tem alguma histório meio sobrenatural pra contar, como experiências e tal… Eu adorei o post, está mto bem escrido e detalhado, quero ver essa 'série'

    Responder
  • Lena Victim U2

    25 de agosto de 2010 at 3:20 pm

    Também quero assistir a série e já algum tempo mas como sempre eu sei que não vou assistir,fail pra mim!
    Eu acredito e muito nessas coisas do sobrenatural evidências aparecem no mundo inteiro pra quem quiser ver,não é como os ET's que tem apenas alguns poucos relatos se comparados aos relatos referentes ao sobrenatural espiritual.
    Adorei o post e os links das evidências na série!

    Responder

Deixe uma resposta