O mundo é dos Nerds!

25 de Maio é comemorado o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha. Mas vamos focar apenas nos Nerds.

Já disse, em outro post meu, o porque de ser dia 25/05. Se não quer ir lá, pesquise.

E pra comemorar essa data, vou explicar, da minha mais lenta e velha visão, a diferença entre Nerd, Geek e Dork.

Nós já fomos chamados de todos os três e, para sermos honestos, sempre achamos que eles significavam a mesma coisa. Entretanto, de acordo com a garotada maneira, há diferenças. As definições oficiais para nerd, geek e dork usam as palavras “inepto” e “imbecil”.

Nerds têm a distinção adicional de serem “não-atraentes”. Essa doeu! Ainda que seja difícil discutir com o dicionário, nós coletamos definições da Internet amplamente de acordo com Whatis.com, são pessoas de inteligência acima da média as quais dão pouca importância para sua aparência. Geralmente, têm consciência de seu status, mas não ligam. De fato, muitos extraem orgulho de alcunha humilhante, pois ela significaria que são espertos e não se envolvem em preocupações superficiais.

Geek é um termo mais especifico. Antigamente, geeks trabalhavam em festivais e (conforme o dicionário) “arrancavam cabeças de galinhas vivas com os dentes”. Ainda bem que o termo, hoje, tem outra conotação. Como os nerds, geeks são espertos, mas tendem a se concentrar mais em tecnologia. Como explica o Urban Dictionary, essas são as pessoas das quais você tira sarro durante o ensino médio e para as quais trabalha depois quando adulto.

Ser chamado de “dork” é o maior insulto dos três. Não tem como transformar isso em algo positivo. Além de tudo, até o dicionário registra os dorks como gente “estúpida”. E, para piorar a questão, dorks acreditam que são legais. Ah, e eles também fedem.

Então, somando tudo, se alguém chamar você de geek ou de nerd, agradeça. Se alguém lhe chamar de dork, considere a possibilidade de voltar à escola e investir em algum novo desodorante.

Não satisfeita, busquei mais e descobri que Nerd é um falso cognato de KNURD, que, por sua, vez é o contrário de DRUNK. Então, veja só, quando você está no colégio e é chamado de Nerd só porque você estuda muito, você está na verdade sendo chamado de KNURD.

O Nerd é aquele cara do clube de ciências com QI absurdo que gosta de quadrinhos. O Geek é aquele que não necessariamente tem o QI absurdo, mas que vive em função dessas paradas tecnológicas de videogames, computadores. O Bill Gates é um geek. Em inglês, meu chefe me disse que “Geeks hardly do it, but Nerd do it rarely”, se é que vocês entendem. Ou seja, Nerds podem ser Geeks, mas Geeks não são nerds. Seth Cohen era um geek.

E todos os outros rótulos, principalmente quando nasce um novo rótulo a cada dia. Quem precisa deles? Sou nerd sim, com muito orgulho! Com fobias sociais, problemas de relacionamento, usando mundos alternativos como válvula de escape e fissurada nas ciências.

Pra quem quiser, aqui tem um teste divertido de nerdisse, que não mede nada de fato mas tem uma piada muito boa:

“Existem 10 tipos de pessoas, as que entendem sistemas binários e as que não entendem.”

C ya Brothas, e um Feliz Dia da Toalha e do Orgulho Nerd!

Universo Alternativo é um blog de entretenimento (ou não), criado em meados de 2009 e, quando nada deu certo, foi morto e reinventado a partir do zero (em 2014) como se nada tivesse existido antes. Gerado diretamente do Caos (Caos), assim como seus irmãos Nyx (Noite) e Érebo (Escuridão), UA é a personificação dos universos paralelos existentes no Cosmos. Para um melhor entendimento sobre o assunto, indicamos o estudo de mitologias de um modo geral.

9 Comments

  • Gih Leigh

    27 de maio de 2010 at 11:32 am

    Como sempre, eu me sinto privilegiada por poder betar textos tão bons nesse blog, eu adoro isso *-*

    Posso me considerar nerd por ter entendido a piada dos binários? '-' SAHUHAUHAHSA <3 mto bom o texto, como sempre

    Responder
  • Lena Victim U2

    27 de maio de 2010 at 12:03 pm

    Definitivamente eu não sou nerd!HAHAHA

    Realmente,como sempre o texto está ótimo.
    Seth Cohen é o Geek mais fofo que já vi *-*

    Ah,mas tenho que falar,tem algo que adoro demais nessa coluna,a forma como a Jess escreve,ela não esquece que existem pessoas que não fazem parte desse Universo,é sempre bem explicativa,eu amo isso.

    Responder
  • Lidy Runaway

    27 de maio de 2010 at 1:43 pm

    sempre tive orgulho, quando me chamavam de nerd
    pra mim ser nerd ñ se resume ao q akele maldito clichê americando nos mostra!!!!
    pra mim ser nerd é ter cultura e ter opinião propria!!!!! nós nerds nos destacamos em meio as massas!!!!!
    ORGULHO NERD 4EVER!!!!!!

    Responder
  • Lidy Runaway

    27 de maio de 2010 at 1:48 pm

    outra coisa q eu esqueci de comentar!!!!
    nesse dia do orgulho nerd, vou dar um viva aos
    cinéfilos os nerds de cinema!!!!!!!
    é nois pessoal!!!!!!!
    VIVA AOS CINÉFILOS!!!!
    feliz dia do orgulho nerd pra todos!!!

    Responder
  • Dani

    27 de maio de 2010 at 3:37 pm

    To meio sumida por aqui né? Mas to sempre acompanhando o blog de vcs. Pois é, os nerds não devia se preocupar, isso é um elogio a sua inteligencia, eu sou e com orgulho. Parabéns pelo post

    Responder
  • thais c.

    27 de maio de 2010 at 9:35 pm

    pra mim ser nerd é ter cultura e ter opinião propria +1 e to junto com a Lidy, viva os cinéfilos o/ HAUHAUAHUAHUA pq eu sou uma nerd cinéfila, é .__. HUAHAUHAUAHUA
    Posso me considerar nerd por ter entendido a piada dos binários? '-' +1 UHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAHUHA ai dude!
    e o paul ali T_____T

    e como sempre, otimos textos *-*
    xx

    Responder

Deixe uma resposta