Sonho ou obrigação?

Ano após ano vemos crescer o número de candidatos a disputar uma vaga na universidade pública, bolsas em universidades particulares e o esforço de quem trabalha só pra se manter na faculdade privada, afinal, não é barato pagar um ensino superior e nem sempre ou quase nunca tem mais qualidade do que o público. Mas essa procura será, somente, pela vontade de se preperar melhor para o mercado de trabalho, alcançar o sonhado emprego na carreira tão bem planejada ou será um mero empurrãozinho dos pais?

Em alguns casos, os pais não tiveram a mesma oportunidade que os filhos tem e refletem seus sonhos e expectativas profissionais nos ombros de seus filhos. O que resulta, na maioria das vezes, em um profissional insastifeito com a carreira, isso quando consegue terminar a faculdade. Muitos acabam por não conseguir definir suas próprias ambições de carreira e mudam de curso na universidade várias vezes sem concluir nenhum por falta de interesse.

Ok, sabemos que não é fácil a todos escolher previamente a profissão pra seguir, ainda mais quando a idealizamos como vitalícia, o que hoje em dia tem mudado bastante. Mesmo assim é uma decisão séria que, muitas vezes, por falta de uma boa base inlectual familiar (não necessario pais universitários, mas cientes da importânica do estudo superior) acaba por ser mais complicada ainda.

A verdade é que o ensino superior é de suma importância a um indivíduo, não somente pela qualificação, mas pelo que acrescenta ao intelecto. A faculdade pode dar outra visão de mundo, não sei se melhor, ao menos mais clara, que te motive a raciocinar sobre o que, antes, parecia tão banal.

A Ansiedade de crescer, de se desenvolver na vida, é um ótimo impulso ao ser humano.O desejo de evoluir o faz trabalhar sempre para alcançar o objetivo e é por isso que integrar uma universidade não deve ser algo feito somente para agradar aos pais, é claro que dar motivos para eles terem orgulho é uma coisa boa também, porém, você pode fazer isso seguindo seus planos de vida e trabalhando para que eles dêem certo. Aproveitar a chance de poder fazer uma faculdade, seja ela particular ou pública, é uma tacada de mestre na vida. No entanto, não faça um curso superior almejando grana alta, faça o que gosta, o que as suas qualidades lhe permitam fazer.

O essencial é dedicação é não deixar morrer o tesão pelo que realmente quer fazer.

Universo Alternativo é um blog de entretenimento (ou não), criado em meados de 2009 e, quando nada deu certo, foi morto e reinventado a partir do zero (em 2014) como se nada tivesse existido antes. Gerado diretamente do Caos (Caos), assim como seus irmãos Nyx (Noite) e Érebo (Escuridão), UA é a personificação dos universos paralelos existentes no Cosmos. Para um melhor entendimento sobre o assunto, indicamos o estudo de mitologias de um modo geral.

One Comment

  • Lidiane

    19 de maio de 2010 at 3:03 pm

    as vezes axu q minhas ambições profissionas
    são grandes d++++ pra se realizarem!!!!
    pq meu grande sonho é ser jornalista, e dedicar
    minha carreira a musica ou ao esporte!!!!
    mas axu issu dificil pq a vida de jornalista é
    tão complicada e tem tanto profissional desempregado!!! mas é melhor eu tentar fazer akilo
    q gosto do q passar a vida fazendo o q ñ me da prazer!!!!!!

    Responder

Deixe uma resposta